Google

Dados estruturados, Rich Snippets e testando a página no Google

e Rich Snippets, se você está sempre buscando melhorar a presença do seu site no , provavelmente você já ouviu falar sobre Dados estruturados e sua relação com os “Rich Snippets” e o imenso impacto que isso traz nos resultados de busca.

Fazendo uma breve introdução sobre o assunto.

Dados estruturados e Rich Snippets

Dados estruturados são marcações “atributos” aplicados em Tags no HTML de uma página.

O objetivo dessas marcações ou atributos nos elementos HTML é de passar aos buscadores e outros sistemas de processamento de HTML algumas informações adicionais sobre o conteúdo que está na página.

Por exemplo, você pode identificar um endereço na sua página, um ator, artigos, , eventos. Em lojas virtuais o dado estruturado pode ser utilizada para marcar o preço, feedbacks, ratings, disponibilidade de estoque e ai por diante.

Embaixo, um exemplo de HTML com as marcações para definir um artigo “Article” que estou utilizando em alguns Post aqui do Blog.

Resumo
Nome do Artigo
Email Markup e Markup Tester, marcações Schema.org no seu email
Descrição
Utilize Email Markup e Markup Tester, faça marcações Schema.org nos e-mail enviados e aumente a interação dos usuários com seu conteúdo.
Autor
Editor
Roger Mauricio Takemiya
Logo do Editor

Se você analisar com calma o HTML acima, verá alguns atributos nas tags “span”.

  • itemscope
  • itemprop
  • itemtype

Esses atributos são utilizados para definir o que está dentro daquela Tag.

Obviamente existe um padrão a ser seguido e é ai aonde entra o Schema.org.

Mais sobre o Schema.org

é uma organização com objetivo de definir um padrão para as marcações utilizadas nos Dados Estruturados.

Ela é mantida por  empresas como a Google, Microsoft, Yahoo, etc, com esse claro objetivo de unificar e padronizar todas as marcações possíveis.

Facilitando o trabalho para elas, que utilizam os dados estruturados em suas ferramentas e para nós desenvolvedores, que adotamos um único padrão.

A lista de marcações possiveis é extensa, você pode acessa-la neste link: Full Hierarchy – http://schema.org/docs/full.html

Rich Snippets nos resultados de busca

Exemplo de Rich Snippets:

Como você pode ver na imagem acima, utilizando corretamente as marcações de dados estruturados, a Zoom consegue passar varias informações importante sobre o produto para o Google.

Em posse dessa informação, o Google personaliza o “snippet” de busca, “enriquecendo” o resultado para o usuário, por isso chamamos de “rich snippets”.

Utilizando os dados estruturados corretamente e acionando os “Rich Snippets” no Google, você poderá atrair mais clicks e conversões para seu site com custo zero.

Como posso utilizar os dados estruturados e Rich Snippets?

A tarefa não é simples, na maioria dos casos você irá precisar da ajuda de um desenvolver para personalizar o HTML gerado pelo o seu Site.

Em geral às adaptações necessárias para utilizar as marcações da forma correta não são tão complexas, porém requer um conhecimento profundo sobre a linguagem de que foi utilizada no desenvolvimento do site.

Em sites que utilizam o HTML “puro” é bem simples a implementação, basta você alterar os arquivos “.html” e você já estará realizando as marcações para estruturar os dados.

Em sites que possuem um “backend”, página administrativa para gerenciar o conteúdo a tarefa se torna mais árdua, pois além da linguagem de programação adotada, será necessário um conhecimento profundo sobre o sistema que gerencia o site.

Existe alguns atalhos para as grandes plataformas.

Para usuários do , é possível obter os dados estruturados utilizando Plugins específicos como: All In One Schema.org Rich Snippets

O também possui vários módulos que irão fazer isso para você, clique aqui para ver os módulos disponíveis no Magento Connect.

É muito difícil alguma  de CMS ou Comércio Eletrônico não fornecer suporte para Dados Estruturados, faça uma rápida busca no Google e com certeza você encontrará extensões para sua ferramenta.

Como validar e testar os dados estruturados

Uma vez que suas páginas estão com os dados estruturados implementados, você pode valida-los utilizando essa ferramenta: Ferramenta de teste de dados estruturados – https://search.google.com/structured-data/testing-tool.

É uma ferramenta bem simples, basta colar a URL dá página com as marcações e clicar no botão Realizar Teste.

Uma vez o teste concluído, será exibido todos os itens encontradas na página e se existe a necessidade de corrigir alguma marcação.

Uma outra forma de saber se as suas páginas estão apresentando algum tipo de erro nos Dados Estruturados é pelo (), indo na opção Aspecto de Pesquisa, Dados estruturados.

O único problema de utilizar essa funcionalidade do Webmaster Tools é a demora para atualizar os dados com o feedback dos itens com erros encontrados.

Conheça mais sobre Search Console da Google: Google Search Console para seu site, configurando a conta e propriedade

 

 

Resumo
Nome do Artigo
Dados estruturados e Rich Snippets
Descrição
Utilizando e validando as marcações dos dados estruturados no meu site e obtendo "Rich Snippets" nos resultados de busca no Google
Autor
Editor
Roger Mauricio Takemiya
Logo do Editor

Ver comentários

  • Excelente explicação!
    Estou tentando tratar o erro “Article ” headline
    É obrigatório inserir um valor para o campo headline.

    (Plataforma WordPress )

    Preciso de ajuda por gentileza!

    Grato desde já!

    Cleverson

  • Mari, boa tarde, verifica se realmente a marcação que contem o "ranting" está presente na marcação "article", pela própria ferramenta de validação do Google é possível fazer isso. O fato de não haver erro pode ser que a marcação não esteja nem sendo reconhecida.

Post Recentes

Por que devo sempre manter o Magento 2 atualizado?

Segurança: Atualizações frequentes geralmente incluem patches de segurança para corrigir vulnerabilidades identificadas. Ao manter o Magento atualizado, você reduz significativamente…

1 mês atrás

Adicionar uma mensagem de Alerta ou Aviso do Admin do Magento 2

Como adicionar uma mensagem de Alerta ou Aviso do Admin do Magento 2 Injete o Magento\Framework\Message\ManagerInterface no construtor da sua…

1 mês atrás

Exibir mensagens erro/sucesso da Classe: Magento\Framework\Message\ManagerInterface

Para exibir as mensagens adicionadas na classe Magento\Framework\Message\ManagerInterface em um arquivo .phtml, você pode usar o seguinte código: <?php $objectManager…

1 mês atrás

Exportar as categorias do Magento 2 em um XML

Para criar um script no Magento 2 que exporte as categorias para um arquivo XML com o nome da categoria,…

3 meses atrás

Colocar um video como Background utilizando HTML + CSS

Para definir um vídeo MP4 como plano de fundo em um <div> usando HTML e CSS, você pode seguir estas…

4 meses atrás

Desativar o “lastname” no Magento 2

Como desativar o "lastname" no Magento 2 e Adobe Commerce Desativando a obrigatoriedade do campo Execute a SQL abaixo diretamente…

4 meses atrás