Dados estruturados e Rich Snippets, se você está sempre buscando melhorar a presença do seu site no Google, provavelmente você já ouviu falar sobre Dados estruturados e sua relação com os “Rich Snippets” e o imenso impacto que isso traz nos resultados de busca.
Fazendo uma breve introdução sobre o assunto.
Dados estruturados são marcações “atributos” aplicados em Tags no HTML de uma página.
O objetivo dessas marcações ou atributos nos elementos HTML é de passar aos buscadores e outros sistemas de processamento de HTML algumas informações adicionais sobre o conteúdo que está na página.
Por exemplo, você pode identificar um endereço na sua página, um ator, artigos, noticias, eventos. Em lojas virtuais o dado estruturado pode ser utilizada para marcar o preço, feedbacks, ratings, disponibilidade de estoque e ai por diante.
Embaixo, um exemplo de HTML com as marcações para definir um artigo “Article” que estou utilizando em alguns Post aqui do Blog.
Resumo Nome do ArtigoEmail Markup e Markup Tester, marcações Schema.org no seu emailDescriçãoUtilize Email Markup e Markup Tester, faça marcações Schema.org nos e-mail enviados e aumente a interação dos usuários com seu conteúdo.AutorRoger Mauricio TakemiyaEditorRoger Mauricio TakemiyaLogo do Editor
Se você analisar com calma o HTML acima, verá alguns atributos nas tags “span”.
Esses atributos são utilizados para definir o que está dentro daquela Tag.
Obviamente existe um padrão a ser seguido e é ai aonde entra o Schema.org.
Schema.org é uma organização com objetivo de definir um padrão para as marcações utilizadas nos Dados Estruturados.
Ela é mantida por empresas como a Google, Microsoft, Yahoo, etc, com esse claro objetivo de unificar e padronizar todas as marcações possíveis.
Facilitando o trabalho para elas, que utilizam os dados estruturados em suas ferramentas e para nós desenvolvedores, que adotamos um único padrão.
A lista de marcações possiveis é extensa, você pode acessa-la neste link: Full Hierarchy – http://schema.org/docs/full.html
Exemplo de Rich Snippets:
Como você pode ver na imagem acima, utilizando corretamente as marcações de dados estruturados, a Zoom consegue passar varias informações importante sobre o produto para o Google.
Em posse dessa informação, o Google personaliza o “snippet” de busca, “enriquecendo” o resultado para o usuário, por isso chamamos de “rich snippets”.
Utilizando os dados estruturados corretamente e acionando os “Rich Snippets” no Google, você poderá atrair mais clicks e conversões para seu site com custo zero.
A tarefa não é simples, na maioria dos casos você irá precisar da ajuda de um desenvolver para personalizar o HTML gerado pelo o seu Site.
Em geral às adaptações necessárias para utilizar as marcações da forma correta não são tão complexas, porém requer um conhecimento profundo sobre a linguagem de programação que foi utilizada no desenvolvimento do site.
Em sites que utilizam o HTML “puro” é bem simples a implementação, basta você alterar os arquivos “.html” e você já estará realizando as marcações para estruturar os dados.
Em sites que possuem um “backend”, página administrativa para gerenciar o conteúdo a tarefa se torna mais árdua, pois além da linguagem de programação adotada, será necessário um conhecimento profundo sobre o sistema que gerencia o site.
Para usuários do WordPress, é possível obter os dados estruturados utilizando Plugins específicos como: All In One Schema.org Rich Snippets
O Magento também possui vários módulos que irão fazer isso para você, clique aqui para ver os módulos disponíveis no Magento Connect.
É muito difícil alguma plataforma de CMS ou Comércio Eletrônico não fornecer suporte para Dados Estruturados, faça uma rápida busca no Google e com certeza você encontrará extensões para sua ferramenta.
Uma vez que suas páginas estão com os dados estruturados implementados, você pode valida-los utilizando essa ferramenta: Ferramenta de teste de dados estruturados – https://search.google.com/structured-data/testing-tool.
É uma ferramenta bem simples, basta colar a URL dá página com as marcações e clicar no botão Realizar Teste.
Uma vez o teste concluído, será exibido todos os itens encontradas na página e se existe a necessidade de corrigir alguma marcação.
Uma outra forma de saber se as suas páginas estão apresentando algum tipo de erro nos Dados Estruturados é pelo Webmaster Tools (Search Console), indo na opção Aspecto de Pesquisa, Dados estruturados.
O único problema de utilizar essa funcionalidade do Webmaster Tools é a demora para atualizar os dados com o feedback dos itens com erros encontrados.
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Excelente explicação!
Estou tentando tratar o erro “Article ” headline
É obrigatório inserir um valor para o campo headline.
(Plataforma WordPress )
Preciso de ajuda por gentileza!
Grato desde já!
Cleverson
Mari, boa tarde, verifica se realmente a marcação que contem o "ranting" está presente na marcação "article", pela própria ferramenta de validação do Google é possível fazer isso. O fato de não haver erro pode ser que a marcação não esteja nem sendo reconhecida.