Checkout inteligente para sua loja virtual
Neste post iremos abordar alguns conceitos básicos para a elaboração de um “checkout inteligente” com um alto poder de conversão.
Checkout é o processo final de compra em uma loja virtual, seu inicio se dá no momento em que o usuário resolve realizar o pedido, normalmente partindo do carrinho de compras.
Algum tempo atrás, juntei algumas idéias e conceitos sobre um checkout inteligente, capaz de aumentar a conversão de uma loja virtual.
Fiz alguns rascunhos do layout e estarei abordando cada um neste post.
Primeira etapa, inicio do cadastro
Na primeira etapa, o usuário será direcionado para uma tela minimalista, objetiva, apenas com as informações que lhe são necessárias para dar sequência no processo de compra.
O que é importante nessa etapa:
- Fontes legíveis, tamanho razoável, 12px ou superior, nada de letrinhas pequenas.
- Toda etapa no checkout tem que gerar um rascunho do pedido final. Não coletamos toda a informação em um único momento, pois caso o cliente desista, perdemos tudo. Salvando cada passo podemos utilizar das informações que foram preenchidas antes do abandono do checkout para entrar em contato com cliente e tentar realizar a venda pelo Televendas.
- Informações claras sobre o que ele está comprando
- Mostrar todas as opções de contato possíveis, chat, televendas, e-mail, porém nada que redirecione ele para outra página.
- Destacar a presença de selos de segurança, CNPJ, endereço físico da loja ou qualquer informação que passe credibilidade para o cliente.
Segunda etapa, pegando o endereço
Nessa etapa, iremos apenas coletar o endereço do cliente.
Como o endereço requer vários campos, campos ficais etc, é interessante criar uma etapa exclusiva para isso, uma vez o cliente prosseguindo para próxima etapa os dados deverão ser anexados ao rascunho de pedido, que foi iniciado pela etapa anterior.
Os conceitos da primeira etapa, obviamente são válidos para todo o checkout.
Etapa final, frete e pagamento
Nessa etapa o cliente deverá escolher a forma de entrega e na sequência a forma de pagamento.
- Valor do frete deverá ser incluído no total da compra, ao lado, para que o cliente veja o valor total de sua compra, ideal é que ocorra uma animação, algo que de um destaque visual a atualização do total da compra.
- Só será possível selecionar a forma de pagamento após a escolha da forma de entrega.
Pedido realizado com sucesso
Ainda não acabou, a tela de pedido realizado com sucesso é tão importante quanto o checkout como um todo.
Temos que ter em mente que o cliente apenas realizou o pedido, agora se ele vai realmente pagar ele, é outra história.
É claro que ele já fez todo o esforço possível se cadastrando, informando todos os seus dados, porém se ele é direcionado para uma página simples, sem conteúdo, apenas com o número do pedido e nada mais, você pode estar perdendo uma venda ai mesmo.
Nessa página é muito importante mostrar todos os dados do pedido, que acabou de ser realizado.
Número, endereço de entrega, método de entrega e pagamento, etc.
Também é importante aproveitar esse momento para passar credibilidade.
- disponibilizando canais de atendimento rápido
- instruções sobre o pagamento
- quando o pedido será enviado
- que o estoque já está reservado
- tudo que seja interessante o cliente ler nesse momento.
Olho a olho
Ao contrario de uma venda convencional em uma loja física, olho a olho, a loja virtual tem que tomar as rédias da persuasão, convencendo sutilmente o cliente a comprar aquele item.
Espero ter ajudado, boas vendas 🙂


2 comentários sobre “Conceitos básicos para o Checkout da sua Loja Virtual”