Conceitos básicos para o Checkout da sua Loja Virtual

Checkout inteligente para sua loja virtual

Neste post iremos abordar alguns conceitos básicos para a elaboração de um “ inteligente” com um alto poder de conversão.

Checkout é o processo final de compra em uma , seu inicio se dá no momento em que o usuário resolve realizar o pedido, normalmente partindo do carrinho de compras.

Algum tempo atrás, juntei algumas idéias e conceitos sobre um checkout inteligente, capaz de aumentar a conversão de uma loja virtual.

Fiz alguns rascunhos do layout e estarei abordando cada um neste post.

Primeira etapa, inicio do cadastro

checkout inteligente primeira etapa

Na primeira etapa, o usuário será direcionado para uma tela minimalista, objetiva, apenas com as informações que lhe são necessárias para dar sequência no processo de compra.

O que é importante nessa etapa:

  • Fontes legíveis, tamanho razoável, 12px ou superior, nada de letrinhas pequenas.
  • Toda etapa no checkout tem que gerar um rascunho do pedido final. Não coletamos toda a informação em um único momento, pois caso o cliente desista, perdemos tudo. Salvando cada passo podemos utilizar das informações que foram preenchidas antes do abandono do checkout para entrar em contato com cliente e tentar realizar a venda pelo Televendas.
  • Informações claras sobre o que ele está comprando
  • Mostrar todas as opções de contato possíveis, chat, televendas, e-mail, porém nada que redirecione ele para outra página.
  • Destacar a presença de selos de , CNPJ, endereço físico da loja ou qualquer informação que passe credibilidade para o cliente.

 

Segunda etapa, pegando o endereço

checkout inteligente pegando o endereço

Nessa etapa, iremos apenas coletar o endereço do cliente.

Como o endereço requer vários campos, campos ficais etc, é interessante criar uma etapa exclusiva para isso, uma vez o cliente prosseguindo para próxima etapa os dados deverão ser anexados ao rascunho de pedido, que foi iniciado pela etapa anterior.

Os conceitos da primeira etapa, obviamente são válidos para todo o checkout.

Etapa final, frete e pagamento

checkout inteligente forma de pagamento e entrega

Nessa etapa o cliente deverá escolher a forma de entrega e na sequência a forma de .

  • Valor do frete deverá ser incluído no total da compra, ao lado, para que o cliente veja o valor total de sua compra, ideal é que ocorra uma animação, algo que de um destaque visual a do total da compra.
  • Só será possível selecionar a forma de pagamento após a escolha da forma de entrega.

 

Pedido realizado com sucesso

checkout inteligente pedido concluido

Ainda não acabou, a tela de pedido realizado com sucesso é tão importante quanto o checkout como um todo.

Temos que ter em mente que o cliente apenas realizou o pedido, agora se ele vai realmente pagar ele, é outra história.

É claro que ele já fez todo o esforço possível se cadastrando, informando todos os seus dados, porém se ele é direcionado para uma página simples, sem conteúdo, apenas com o número do pedido e nada mais, você pode estar perdendo uma venda ai mesmo.

Nessa página é muito importante mostrar todos os dados do pedido, que acabou de ser realizado.

Número, endereço de entrega, método de entrega e pagamento, etc.

Também é importante aproveitar esse momento para passar credibilidade.

  • disponibilizando canais de atendimento rápido
  • instruções sobre o pagamento
  • quando o pedido será enviado
  • que o estoque já está reservado
  • tudo que seja interessante o cliente ler nesse momento.

Olho a olho

persuadir é melhor do que falar

Ao contrario de uma venda convencional em uma loja física, olho a olho, a loja virtual tem que tomar as rédias da persuasão, convencendo sutilmente o cliente a comprar aquele item.

Espero ter ajudado, boas vendas 🙂

 

Resumo
Checkout
Nome do Artigo
Checkout
Descrição
Conceitos básicos para o desenvolvimento de um checkout para lojas virtuais com um alto poder de conversão
Autor
Editor
Roger Mauricio Takemiya
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2 comentários sobre “Conceitos básicos para o Checkout da sua Loja Virtual

  1. Gostei bastante da idéia e dos conceitos! Checkout de um passo só também tem suas vantagens porém não guia os clientes através dos passos, tanto que nenhuma grande loja utiliza um checkout sem estapas claras. Obrigado por compartilha essa idéia. Seria melhor ainda se fosse desenvolvido o módulo para o magento 2 com essas idéias.. Eu pagaria para utilizar!
    1. Olá João, obrigado pelo comentário, Magento 2 já possuí um checkout interessante, porém realmente deixa a desejar em alguns aspectos. O que eu tenho reparado é que os conceitos de checkout utilizados fora do Brasil são bem diferentes dos adotados pelas grandes ecommerce brasileiro, o mesmo é válido para Layout / Design. Tem o fato também que o Magento precisa deixar um espaço para seus “fornecedores”, atraindo empresas desenvolvedoras de módulo para complementar toda a solução e fortalecendo o “eco-sistema” como um todo. Se o checkout do Magento 1 / 2 fosse nativamente muito bom (o que não é difícil de ser desenvolvido) dificilmente existira módulos de checkout no Mercado.

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