Primeiramente precisamos deixar explicito que segurança nunca é de mais, certo?
Partindo deste principio, quando você instala o Magento ele já vem configurado com a configuração que exige a maior quantidade de caracteres e/ou combinações possíveis para que com isso melhore a segurança do seu cliente e principalmente de seu ecommerce.
Em relação a isso a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelece que o usuário (cliente) utilize senhas fortes e evite o compartilhamento da mesma para outros sites/lojas e/ou aplicativos, bem como evitar o compartilhamento da senha para outras pessoas.
Se mesmo assim você considera que é necessário reduzir a complexidade da senha exigida para seus clientes, saiba que no Magento 2 ficou fácil alterar.
Como alterar a complexidade da senha:
Lembrando que não é uma boa ideia fazer isso! Quanto mais complexa a senha menor a chance de alguém conseguir “quebrar” e ter acesso aos dados do seu usuário/cliente.
Estando logado no painel Administrador (Painel Magento):
LOJAS > CONFIGURAÇÃO > CLIENTES > CONFIGURAÇÕES DE CLIENTE > OPÇÕES DE SENHA
Entendendo como funciona e alterando:
A regra é bem simples: a quantidade de dígitos corresponde a quantidade de classes de caracteres são eles: letras em caixa baixa, letras em caixa alta, números e caracteres especiais.
Quanto maior a quantidade de caracteres maior a complexidade da senha. Por exemplo:
1 – Será aceito senhas unicamente com números, letras caixa baixa, letras caixa alta e caracteres especiais:
09151987
senhasenha
SENHASENHA
!@#$@!#$%
2 – Serão aceitos senhas com duas classes de caracteres:
05151987senha
senhaSENHA
senha@!$
3 – Serão aceitas senhas com três classes de caracteres: (recomendável)
09051987SEnha
senhaPASS$#!
#$@TEE1234
4 – Serão aceitas senhas com quatro classes de caracteres, deixando a senha complexa.
09051987SEnha!@#$
senhaPASS$#!9013
#$@TEE1234vamos
Após selecionar o padrão que melhor se adequa a sua necessidade, você deve alterar, posteriormente clique em GRAVAR localizado no canto superior direito.
Alterei e agora?
Recomenda-se a limpeza do CACHE da loja e se possível a reindexação da mesma. Não existe retorno visual para o cliente, apenas a mensagem de sucesso ao administrador da troca.
Mudei de idéia e agora?
Você pode voltar na mesma tela e definir o novo padrão de configuração de senha e para os clientes que tiverem criado a conta depois da alteração anterior será recomendado a eles alterar a senha no próximo login.