SEO vs PPC – Qual é a melhor estrategia para o seu negócio?

SEO vs PPC? Qual é a melhor estrategia para o seu negócio: SEO “otimizações para mecanismos de busca” ou PPC “anúncios patrocinados”?

Antes de nos aprofundarmos sobre a questão SEO vs PPC, vamos revisar o significado das Siglas.

SEO: Search Engine Optimization “otimização para mecanismo de busca”

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs ou qualquer outra página na web com o objetivo de obter melhores posições nos sistemas de pesquisa  (ex: Google)

PPC: Pay-per-click “pagar por clique”

É a publicidade paga que inclui anúncios no Google, Yahoo, Bing, e outros motores de busca e sites desde que sejam campanhas em que se paga ao clique.

Para responder está questão “SEO vs PPC, qual a melhor opção?” você deverá analisar o objetivo como um todo do seu empreendimento e responder a seguinte questão:

Qual é o seu objetivo comercial?

qual é o meu objetivo?

SEO vs PPC está diretamente ligado ao seu objetivo comercial e a necessidade de obter resultados a curto, médio ou longo prazo na web.

Você está focado em aumentar o conhecimento sobre a sua marca “fixação de marca” ou obter mais vendas em um curto período?

Na maioria dos casos, tanto o SEO, como o PPC serão interessantes para qualquer negocio, pois eles se complementam e um nunca irá substituir o outro (pelo menos até hoje).

Contudo para implantar ambas as estrategias será necessário muito tempo e dinheiro, forçando você a começar com uma delas.

Estou começando agora, tenho pressa

Por exemplo: se você é um start-up, você poderá começar com PPC primeiro para divulgar a sua marca e depois concentrar os seus esforços em SEO.

Campanhas pagas podem atingir públicos enormes em apenas um dia (quando feito corretamente) porque os anúncios estão presentes em quase todos os locais relevantes na Web.

Vale lembrar que anúncios pagos não se resumem apenas a plataforma do Google, AdWords, existem dezenas de opções que podem ser adotadas para a divulgação do seu negócio.

Outra fato importante é que empreendimentos como comércio eletrônico ou 100% digitais são totalmente dependentes do PPC. Estratégias de médio ou longo prazo como o SEO acabam se tornando complementares ou até mesmo descartadas.

Resultados a médio e longo prazo

Por outro lado, se você está apostando em resultados a longo e médio prazo a um “baixo custo”, é melhor começar a sua campanha de SEO.

A otimização para mecanismo de busca combina links, redes sociais, conteúdo e experiência móvel para ajudar os sites a terem uma boa classificação no SERP.

O que é SERP “Search Engine Results Page”? Termo técnico para representar as páginas que exibem os de resultados em uma busca.

Ao longo do tempo, mesmo após a conclusão de uma campanha de SEO, você verá que todos os seus esforços estarão se pagando bem em termos de tráfego e novas oportunidades irão surgir para você.

É claro que o trabalho tem que ser bem feito para ter resultados significantes. Planejamento e execução, SEO não se resume ao “titulo da página” ou “palavras chaves”. Você já ouviu falar de AMP? Local SEO? Dados estruturados? Otimização para busca por Voz? E a lista continua…

Vantagens do SEO

Listo aqui algumas das principais vantagens do SEO.

Branding: Usando palavras-chave segmentadas ou termos de pesquisa que estão diretamente ligados ao seu negócio. Sua marca irá ganhar uma enorme visibilidade em SERPs, algo que será muito difícil de se perder ao longo do tempo (com a devida manutenção)

Tráfego, CTR e ROI

Tráfego: aumento continuo de visitantes no seu site.

CTR “Taxa de clique”: aumento na proporção de clicks x impressões nos resultados direcionados ao seu site.

Impressões: Quantidade de vezes que SERP ou Anúncio é exibido, não necessariamente originando um click/acesso para o seu site.

ROI “Retorno do investimento”: com o aumento do trafego e os termos de pequisa corretos a sua estratégia de SEO irá trabalhar em conjunto com a sua campanha PPC.

Naturalmente a sua taxa de conversão irá aumentar pelo reengajamento do publico alvo, como consequência irá ajudar no retorno do dinheiro investido na publicidade paga.

Sustentabilidade

As campanhas orgânicas estão aqui para ficar.

Uma vez que você estabeleceu um posicionamento forte, esforços orgânicos contínuos e sustentáveis ​​podem colocá-lo lá por um longo período de tempo. Já a posição de anúncios pagos, no entanto, pode desaparecer facilmente assim que seu orçamento inteiro foi consumido ou concorrente disposto a pagar mais entregar no leilão.

Vantagens do PPC

Algumas das principais vantagens do PPC.

Indo direto ao ponto, vamos encarar os fatos: Pago > Orgânico.

google shopping e anúncios textos

Os anúncios obtêm uma posição mais visível nas SERPs.

Os consumidores podem facilmente ver e notar os anúncios de pesquisa pagos na página de resultados, pois estão estrategicamente colocados onde os consumidores podem facilmente vê-los.

Visibilidade e segmentação

Se você quiser segmentar os seus anúncios para o publico alvo correto usando a mensagem mais assertiva, o PPC pode ajudá-lo a fazer isso.

Os anúncios pagos podem ser controlados e manipulados com base nos critérios definidos para o seu público.

Você pode segmentar os consumidores com base em termos de pesquisa, localização, idioma, dispositivo, tempo e visitas anteriores.

Testando um publico

PPC é ótimo se você quiser saber quais das suas estratégias funcionam melhor para um determinado tipo de público. Você pode facilmente dividir e testar anúncios para descobrir qual é a melhor palavra-chave que pode ser usada em campanhas orgânicas.

Lista rápida

  • Atraia mais clientes
  • Alcance as pessoas certas no momento certo
  • Anuncie local ou globalmente
  • Você paga somente pelos resultados
  • Comece com qualquer orçamento

Conclusão de SEO vs PPC

Se você usará o Google AdWords ou o AdSense, tenha em mente que tudo se resume a O QUE você quer alcançar com a internet.

A razão pela qual a maioria das empresas falha nesta escolha é porque elas não foram claras com os seus objetivos.

Anote-os, seja específico e fale com um profissional sobre seus planos antes de sair anunciando no Google ou contratando sistemas caros de SEO.

Termos complementares

SEM: search engine marketing é trabalho técnico projetado para aumentar a visibilidade de um site.

Keyword: Palavra chave.

AdWords: Plataforma do Google para anúncios.

Long Tail Keyword: Palavra chave com composta de mais de duas palavras.

Nofollow: Atributo em um link que evita a passagem de autoridade para outro domínio.

Tráfego: Visitantes que acessam um determinado site.

URL: Endereço de uma página.

Dúvidas ou Sugestões

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