Você já deve ter ouvido falar sobre Pagerank e Backlinks, não?
Neste post irei fazer uma breve introdução sobre eles e como isso pode afetar o desempenho do seu site no Google, além de algumas dicas e problemas que você pode enfrentar com os Backlinks.
Pagerank – Separando homens de meninos.
Pagerank é uma “nota” dada pelo Google sobre a importância da sua página com base na quantidade de links que estão direcionados para ela. Além também dá qualidade desses links, pois quanto maior for o Pagerank de quem está apontando para você, melhor será sua classificação.
É como se fosse um sistema de “indicações” e “boas referencias” que as empresas utilizam para contratar.
Só que nesse caso, o Google não vai contratar ninguém e sim utilizar essa informação como um dos critérios para classificar sua página nos resultados de busca.
Dessa forma o algoritmo do Google tem um parâmetro a mais para posicionar uma página nos resultados de busca, mesmo que o termo pesquisado por exemplo seja recente ele consegue indicar o resultado “mais confiável” com base na credibilidade “Pagerank” de cada site.
Backlinks
São os links que apontam para seu site que mencionamos logo acima.
Então quanto mais Backlinks apontando para o seu site, melhor não é?
Não, não é simples assim.
A qualidade desses links é o fator principal para melhorar o seu Pagerank.
Por exemplo: Uma página com pagerank máximo, a home do Facebook com um backlink apontando para seu site vale muito mais que 1.000.000 de links espalhados em vários sites sem relevância e pior, você corre o risco de ser punido.
Punido pelo Google
Backlinks são teoricamente links “naturais” que foram criados devida a relevância do seu conteúdo ou sua autoridade no assunto.
Quando você compra esses links para forçar um aumento no seu PageRank você pode estar dando um belo tiro no pé.
Obviamente esse comportamento é condenado pelo Google e quando descoberto você será punido, possivelmente indo parar nas ultimas páginas dos resultados de pesquisa.
Algoritmo do Google consegue descobrir esses links comprados cruzando uma série de informações sobre o seu site e a origem desses links, não é algo fácil, porém nunca duvide da engenhosidade do buscador Google.
E o que levanta a pulga atrás da orelha no Google é um site recente ter milhares de links apontando para ele do nada, bem estranho não é? Então, não compre links para o seu site e muito menos cadastre o seu site em “diretórios webs” milagrosos.
Fuja também de instalar plugins no WordPress que prometem aumentar o trafego do seu site ou ficar inserindo “scripts” no seu site que irão trazer milhares de visitantes, isso é um suicídio a curto, médio e longo prazo.
Não existe segredo para Pagerank e Backlinks
Se você quer aumentar o Pagerank do seu site com Backlinks de qualidade você deve:
Conteúdo único e de qualidade
Nada de “ctrl+c” e “ctrl+v”, crie seus próprios conteúdos, utilize imagens, infográficos, etc.
SEO
Seu site precisa estar otimizado para os buscadores utilizando todas as técnicas possíveis que serão capazes de facilitar a leitura e entendimento do seu conteúdo pelos “crawlers”.
UI e UX
Da mesma forma que o conteúdo tem que ser de qualidade o layout e design das suas páginas também, permitindo uma ótima interação e navegação do usuário, tanto no aspecto visual como na utilização dos recursos mais básicos disponíveis nas páginas, como um botão de voltar ou barra de busca.
Organização do conteúdo, exibição de forma estruturada separado por categorias e tags irão ajudar e muito a navegação do usuário.
Um outra dica para que o usuário tenha uma boa experiencia é a velocidade de carregamento do site, quanto mais rápido e objetivo, melhor.
Sites complexos = Usuários infelizes = Alta taxa de rejeição = Baixo Pagerank
Redes sociais
Os links nas redes sociais não tem tanta relevância direta para o PageRank do seu site.
Contudo, quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu conteúdo a possibilidade que essa divulgação crie alguns backlinks “naturais” é enorme.
Videos no Youtube
Da mesma forma que as redes sociais, links em videos no youtube podem trazer um tráfego significativo para seu site e como consequência backlinks de qualidade.
Publicidade Paga
Você pode utilizar Google Adwords, FaceAds ou outra ferramenta para trazer tráfego para seu site.
As pessoas só irão criar links de qualidade para seu site se você divulga-lo. então destinar uma verba para esse fim pode impulsionar indiretamente o seu PageRank.
Como consultar PageRank do meu site
Você pode utilizar uma extensão no navegador Chrome, para consultar o PageRank do seu site.
Instale por este link: Extension – Quick SEO – Chrome WebStore.
Com essa extensão, além do PageRank, você terá diversas informações sobre a indexação do seu site.
Conclusão PageRank e Backlinks
Agora que você já sabe um pouco sobre PageRank e Backlinks.
Não existe milagre. Para aumentar o PageRank do seu site você terá um trabalho duro com resultados significativos em médio a longo prazo.
E você pode ter como chave para o sucesso um conteúdo excelente amplamente divulgado em todos os canais de qualidade.
Naturalmente os backlinks irão aparecer com todo o seu “link juice” de qualidade, é apenas uma questão de tempo.
Um pouco mais
Alguns termos utilizados nesse mundo do PageRank e Backlinks.
Link juice
O “Link juice”, traduzindo para “suco do link” é uma definição utilizada quando o destinatário de um link recebe “parte” do PageRank dá pagina de origem aonde o link se encontra.
No-follow Link
É um link que tem a atributo “no-follow” orientando os rastreadores a não seguirem aquele link. Dessa forma o “link juice” não é passado para URL de destino.
Exemplo:
<a href="signin.php" rel="nofollow">sign in</a>
Anchor Text
Texto ancoras que são utilizados nos links, são importantes no trabalho de Backlinks com Keywords especificas.
Internal Links
Links internos que montam a navegação do usuário dentro do mesmo site (domínio)
2 comentários sobre “Pagerank e Backlinks – O que são e como afetam o meu site?”