Você já se perguntou o que é autoridade de domínio “Domain Authority”, “DA”? E como isso afeta os seus resultados orgânicos no Google? E claro, como o domínio do seu site pode se tornar uma autoridade? Neste post irei abordar este tema.
O que é autoridade de domínio
A autoridade de domínio que também é chamado de “page rank” ou “grau de confiança do site” entre outros nomes está diretamente ligada a quantidade e qualidade dos links que apontam para determinado domínio.
Seria basicamente um “crédito” ou um “voto de confiança” que o Google deposita em sites que possuem uma grande quantidade de links qualificados apontando para o seu conteúdo.
Dessa forma o Google pode avaliar que um determinado site é uma autoridade em assunto, palavra chave, etc de forma dinâmica, utilizando a própria “web” e seus usuários para extraírem os dados para essa avaliação.
Podemos fazer uma simples comparação com um sistema de indicação, aonde quem tem mais indicações é o melhor.
O grande diferencial está no peso das indicações, que também é levado em consideração pelo Google.
Baixa autoridade, poucos links
Quando o seu domínio tem uma baixa autoridade você pode estar construindo um castelo de areia.
Você ira encontrar uma grande dificuldade para alavancar as suas páginas nos índices do Google e quando você for disputar posições com os tais sites com autoridade, relevantes, fortes, você simplesmente será atropelado.
Seu domínio não possuí nenhuma autoridade? então ele é um castelo de areia
Vamos imaginar a seguinte situação: Você pode criar uma página com conteúdo imbatível sobre “Carro modelo X ano Y” antes do lançamento do Carro.
Imagine o cenário perfeito, ainda não existe nenhuma página em português que fale sobre esse carro e você é o primeiro da busca, correto?
Você todo feliz no “top of the world” aproveitando todas aquelas impressões e cliques maravilhosos!
Porém…. o seu site é novo e não possuí nenhuma autoridade, nenhum site de referência com links apontando para ele, sabe oque pode acontecer? Seu castelo de areia desmoronar!
Facilmente você perderá a sua posição quando concorrentes mais fortes, autoridades no assunto, criarem conteúdo sobre este tema (até com qualidade inferior), em questões de dias você poderá estar longe das primeiras posições e perder mais de 90% do seu tráfego.
Além de todo o peso e valor que um “domínio com uma alta autoridade” tem, sites fortes, portais, grandes marcas, possuem uma enorme quantidade de acesso provenientes de diversas fontes, acesso direto, redes sociais, tráfego pago… Tudo isso irá potencializar a divulgação de qualquer conteúdo que seja gerado.. criando mais links naturais e criando verdadeiros tratores nos resultados de busca, passando por cima de todo mundo.
A unica forma de não ser atropelado por um site como esse é se tornando também uma autoridade.
Como transformar o meu site em uma autoridade?
Não é fácil, sendo sincero é bem difícil e muito trabalhoso.
Se dinheiro não for o problema, você poderá contratar uma agência especializada em marketing de conteúdo que rapidamente irão te guiar a conseguir bons links e produzir conteúdo de alta qualidade.
Problema dessa opção é que, como dito é caro e ainda possuí alguns riscos.
Poucas agências são sinceras em relação ao “custo X beneficio” ou “ROI”, retorno do investimento sobre as ações tomadas.
Por quê não adquirir links “pagos”.
Já o risco se dá ao fato que alguns links não são naturais, ou seja, foram pagos ou possuem uma péssima qualidade.
Você paga para que sites que possuem uma certa autoridade criem conteúdo direcionado para o seu, obviamente esse ação de “pagar” por “links” com intuito de “trapacear” o Google é arriscada por que você pode ser penalizado por isso.
Muita paciência e pouco dinheiro
Não se desespere! Não gaste dinheiro atoa!
A segunda estratégia é ter muita paciência e se dedicar a produzir conteúdo de ótima qualidade, direcionando todo o seu orçamento e esforço nesta tarefa.
Produzir conteúdo com um alto potencial de compartilhamento, infográficos, ferramentas onlines, é o minimo que você pode fazer nessa situação.
Como complemento você deverá fazer um trabalho massivo nas redes sociais e buscar parcerias com outros sites relevantes do seu meio.
Você também pode fazer anúncios pagos para o seu site, isso irá causar um efeito indireto, aonde um publico que até então não tinha acesso ao seu conteúdo, terá, aumentando ainda mais a probabilidade da geração de links naturais apontando para o seu site.
Abrindo parênteses: Quando o assunto é “busca orgânica” e “autoridade de domínio” o Adwords não causa nenhum efeito direito! E nem vice-versa, Adwords não vai ajudar no seu rank e você estar bem posicionando na busca orgânica para uma determinada keyword não irá reduzir o custo para o anuncio! São plataformas distintas que atuam no mesmo lugar!
Fazendo o básico “o dever de casa”
Não adianta nada você se preocupar com a “autoridade de domínio” se você não fazer o básico pelo o seu site.
O que é o básico?
O básico seria adotar todas as medidas de SEO ou qualquer outra ação que pode agregar algum valor para a experiencia do seus visitantes!
- Palavras chaves em foco, estudo de palavras chaves / termos de pesquisa
- Estudo do mercado, volume de pesquisas, concorrentes
- Dados estruturados
- Versão mobile
- Versão AMP
- layout do site objetivo, simples e bonito
- imagens otimizadas
- site otimizado, super leve e rápido
- utilização de CDN
- testes de compatibilidade com os navegadores
- UI e UX
- organização interna de links
- comentários
E a lista continua…
Os detalhes podem fazer uma grande diferença no final! Grandes portais são muito relutantes em realizarem melhorias em suas plataformas, devido ao tamanho e complexidade das alterações.
Trabalhe com palavras chaves maiores, evite focalizar o seu conteúdo em palavras genéricas, amplas, pois elas são extremamente concorridas.
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Um comentário sobre “Autoridade de Domínio “Domain Authority” – Como conseguir?”