Manter o relacionamento direto e transparente com o cliente é um dos principais desafios de qualquer empresa. As pessoas esperam, cada vez mais, serem atendidas com rapidez e eficiência.
Quando falamos de transações online, torna-se ainda mais necessário demonstrar agilidade. É aí que entra o SMTP, uma solução que facilita o envio de emails transacionais.
Sem o SMTP Magento 2 não irá disparar os e-mails, ao menos que tenha um servidor de e-mail configurado diretamente nas configurações do PHP (que não acontece na 99% dos casos)
O que é SMTP?
SMTP é a sigla para Simple Mail Transfer Protocol, que pode ser traduzido como protocolo simples de transferência de correio. Esse é um padrão utilizado com eficiência na transferência de emails pela internet. Ele é compatível com as grandes plataformas de email utilizadas atualmente, como o Gmail, o Hotmail e o Outlook. O SMTP é um protocolo de envio, sendo necessário um outro protocolo, como o POP3, para completar a transferência da mensagem eletrônica. Assim, o POP3 — ou outro protocolo com função similar — atua como servidor de entrada e o SMTP atua como servidor de saída.
Configurando o SMTP no Magento 2 via módulo
A forma mais simples de configurar o SMTP no Magento 2 é via módulo
Magento 2 SMTP Extension ajuda o proprietário da loja a simplesmente instalar o servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) que transmite as mensagens em códigos ou números.
Recomendados o módulo da Mageplaza, acesse: github.com/mageplaza/magento-2-smtp
A instalação deverá ser feita via composer/linha de comando, será necessário um desenvolvedor para tal ação.
Após instalação do módulo
Pelo menu navegue:
Após a instalação você encontrará as configurações do módulo em MAGEPLAZA EXTENSIONS -> SMTP
Na Seção SMTP Configuration Options você poderá configurar o seu Servidor, porta e metodologia de autenticação