As melhores ferramentas SEO gratuitas para otimização do seu site

Lista com algumas das melhores ferramentas de SEO gratuitas para você estar utilizando em sua loja virtual ou web site e obtendo feedbacks positivos e negativos que irão te auxiliar a começar um trabalho de otimização.

as melhores ferramentas de SEO

Otimização de mecanismo de busca (SEO) é realmente uma guerra sem fim.

Todos os negócios, independentemente do tamanho ou da indústria, têm um site que geralmente inclui páginas da Web listando os principais produtos e serviços que está tentando vender.

É um grande jogo de palavras-chave e de pesquisas, tornando todo o processo de otimização mais complicado, além é claro do Google que muda as regras de “indexação” de tempos e tempos. É aí que as ferramentas de SEO entram.

As melhores ferramentas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, clique aqui para saber mais sobre SEO.

É o conjunto de técnicas que possuem o objetivo de otimizar o seu site ou loja virtual para obter melhores posições e resultados orgânicos no Google e também em outros buscadores.

Então vamos a lista de ferramentas gratuitas.

Search Console (Webmaster Tools) by Google

Sim, a primeira ferramenta online e disponível para todos é o Search Console do Google.

Em todos os seus relatórios e funcionalidades você irá encontrar N formas de estar otimizando o seu site e claro, com o grande diferencial de que toda essa informação é fornecida diretamente pelo Google.

  • Dados estruturados
  • Melhorias de HTML
  • Páginas AMP
  • Tráfego de pesquisa
  • Links para o seu site
  • Links internos
  • Facilidade de uso em dispositivos móveis
  • Erros do site e rastreamento
  • muito mais…

Tudo que você precisa e mais um pouco.

google search console

Search Console não se resume a otimização e relatórios, com as informações preciosas sobre o Tráfego de pesquisa você poderá definir novas estratégias e concentrar os seus esforços nas páginas / palavras chaves que possuem um maior potencial de tráfego (CTR. Impressões X Click X Posição, etc)

Se você ainda não criou a sua conta no Search Console. clique aqui.

Pagespeed by Google

Quando falamos em SEO, falamos em velocidade!

Com o Pagespeed você irá testar o seu site em uma extensa lista de critérios utilizados pelo Google, para julgar se o seu site é rápido ou não.

Além de passar dicas de como resolver os problemas de otimização de seu site ou loja virtual.

Sites que possuem um carregamento rápido não agradam apenas o Google, o grande diferencial está na experiencia de seus usuários que navegaram de uma forma mais fluida e em alguns casos reduzindo drasticamente a taxa de rejeição de suas páginas!

Acesse https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/ para testar o seu site.

É importante salientar que a otimização não pode comprometer elementos importantes de uma página, como um imagem de fundo, banner, animações ou videos, tais elementos impactam positivamente na experiencia do usuário em seu site quando bem feitos e posicionados.

Você terá que encontrar um equilíbrio para não deixar o seu site ou loja virtual pobre visualmente.

Mobile-Friendly Test – Google Search Console

Se a sua loja ou site não está otimizada para dispositivos móveis meu amigo, esquece tudo e concentre as suas forças nisso.

Mais do que uma realidade os smartphones já representam uma grande parcela dos acessos em um website. Outro fator importante é que o Google já utiliza a compatibilidade com celulares como um diferencial para sugerir um site em sua busca quando o acesso é proveniente de um dispositivo móvel.

Com o “mobile friendly test” da Google é possível que você teste o seu site e verifique se ele está devidamente otimizado para celulares e tablets.

Website otimizado para dispositivos móveis é a garantia de bons resultados no Google e em outros canais de divulgação.

Acesse https://search.google.com/test/mobile-friendly para testar o seu site.

GTMetrix

Para ninguém dizer que neste post contém apenas ferramentas do Google, vamos falar do GTMetrix.

GTMetrix irá te auxiliar a otimizar o desempenho de sua loja virtual ou site como poucas ferramentas conseguem fazer.

Com dezenas de opções, você pode simular acessos proveniente de servidores espalhados pelo mundo.

Os resultados dos testes são ricos em detalhes e gráficos que irão te auxiliar a como realizar as melhorias em seu website para que ele vire um foguete!

Com a opção de acompanhar o carregamento da página por Vídeo e até selecionar a versão desejada do navegador. O GTmetrix, na minha opção é a melhor ferramenta disponível no mercado para esse ramo e merece sem dúvidas o seu lugar na lista das melhores ferramentas de SEO em 2017.

ferramenta online gtmetrix

Principais funcionalidades do Gtmetrix:

  • Teste em diversos Browser (várias versões)
  • Monitore o seu site automaticamente
  • Histórico com os resultados e a evolução.
  • Compare os seus resultados com outros sites, como os sites de concorrentes.
  • Teste realizados no Pagespeed e Yslow com relatório completo
  • Dicas de como otimizar e corrigir cada problema reportado.

Acesse gtmetrix.com e crie uma conta gratuita e comece já a avaliar o seu site.

Conclusão das melhores ferramentas de SEO

Existem outras dezenas de ferramentas pagas e gratuitas que podem estar te auxiliando, o próprio Google Analytics pode te ajudar nessa tarefa no dia a dia com os seus relatórios.

Contudo, temos que priorizar as disponibilizadas pelo próprio Google, pois elas são objetivas e não possuem nenhum interesse comercial por trás de cada funcionalidade, forçando você a contratar novos planos.

Entregando preciosas informações que irão te auxiliar em um trabalho inicial no SEO da sua loja virtual ou site.

Com o tempo você poderá contratar ferramentas mais complexas que possuem relatórios avançados e dicas de oportunidades para o seu site como SEMRush, Moz, etc..

Google Adwords

Google Adwords

Não há nenhuma maneira mágica de colocar o seu site em cada página de resultados de pesquisa, pelo menos não de forma orgânica.

Se você quiser comprar um local de anúncios de pesquisa pagos, o Google AdWords terá o seu dinheiro feliz.

Isso certamente colocará seu site no topo dos resultados de pesquisa do Google, mas sempre com um indicador de que o seu é uma posição paga.

Custo X Beneficio

custo x beneficio

Vamos direto ao ponto, você não precisa pagar $100,00 em uma ferramenta de otimização qualquer para definir títulos e descrições únicas para as páginas ou remover tags “h1” duplicadas, isso você consegue fazer gratuitamente.

Só invista em ferramentas pagas a partir do momento que as gratuitas não te atenderem mais e assim podemos dizer que você já concluiu o trabalho de otimização “básico” de seu site.

Menções

  • SkyFu
  • SEMRUSH
  • AWR Cloud
  • KWFinder.com
  • Moz Pro
  • Searchmetrics Essentials
  • Ahrefs
  • LinkResearchTools
  • DeepCrawl
  • Majestic

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