Devolução de Mercadoria

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Devolução de Mercadoria – Estou com uma cliente que alega não ter tempo para postar a mercadoria para devolução. Porém, em nossa política de troca, não há opção de coleta a domicílio, que é o que ela quer que a gente faça. Mesmo orçando uma coleta com a Jadlog local do RJ o valor ficou inviável. Ela procurou o procon e o procon informou que é de nossa responsabilidade a coleta, mas não encontrei nenhuma lei que assegure isso. Alguém já passou por isso? Sabem se há lei que assegure a responsabilidade do logista e-commerce o recolhimento da mercadoria? Agradeço a ajuda!

6 Respostas
Melhor resposta

Estamos em um país absurdamente paternalista, com leis caducas e sem sentido com a realidade e, junta-se a isto, alguns consumidores irresponsáveis que brincam de comprar e agem de modo imaturo e mimado, no fim tudo vira uma vergonha e, se precisar de apoio ou proteção tem uma justiça míope que tem juízes que, baseados na sua realidade, salário e modo de vida, sentenciam como se fôssemos a Suiça, enquanto somos de fato um paiseco de terceiro mundo. Eu sou 101% à favor de cadastro de cliente problema, para não atendimento. Quer comprar? Saia de casa, gaste tempo, gasolina, assim – quem sabe – aprende a pelo menos ser mais coerente! Amazon nos USA já está fazendo isto!

A verdade é uma só: existe lei do consumidor, e o vendedor que se lasque, afinal “o cliente tem sempre a razão”

No seu caso você não menciona o custo do produto, mas dependendo do valor, é melhor você fazer a coleta e finalizar tudo, é um problema e dor de cabeça a menos que você terá, você estará pagando para trabalhar em paz. Infelizmente muitas vezes essa é a melhor opção!

Não sei qual é o motivo da devolução, mas se a mercadoria está com defeito ou algum problema acho um absurdo o cliente ter que gastar seu tempo indo até os para devolver, independentemente se isso está na lei ou não.

A responsabilidade ( sem custo) de devolução é do lojista, não tem para onde correr, os tem esse serviço. Aconselho colocar em tua loja uma regra onde diz: Coletas na residência estão sujeitas à um prazo maior entre 30 a 40 dias, assim você cumpre a lei é incentiva o uso do código de postagem. Mas, não corra o risco deste procon virar processo.

O legal do Mercado livre é que o cliente não tem essa opção….

Ou ele manda de volta ou o ML encerra a reclamação e devolve o $ ao vendedor e ele q vá espernear pro Papa…

Esse papinho de “não tenho tempo” de ir no é papo furado, todo mundo arruma 15-20 minutos na vida…

Se ela tivesse ganhado 50 mil na e tivesse q ir retirar o prêmio, será q ela não teria tempo e só receberia o prêmio se fossem entregar na casa dela?